sábado, 24 de outubro de 2009

Vivendo sensações de uma experiência


O Marketing tradicional acredita que o cliente é racional, que ele processa as informações obtidas, como os benefícios e características de um produto. Isso não funciona mais no mercado onde as diferenças de preço e qualidade entre a concorrência são mínimas. Hoje, é preciso agregar um valor perceptível ao cliente.

Para isso surge o Marketing de Experiências, onde o cliente não é somente razão, mas é emoção também. Ele sente, vê, toca, ouve... As sensações têm muito mais força do que simplesmente uma oferta tradicional de um produto. Para que o cliente viva a experiência e as sensações, que um produto pode provocar, existem algumas estratégias:
Perceber, Sentir, Pensar, Agir e Relacionar.

A experiência da percepção está relacionada com a atratividade de um produto e como mexe com os sentidos da pessoa; a da sensação envolve estados de espírito, emoção e sentimentos; a do pensamento leva o cliente a um interessante desafio intelectual; a experiência da ação relaciona-se com comportamentos e estilos de vida; e a do relacionamento faz o cliente usufruir orgulhosamente os benefícios de um produto.

Assim, as emoções, comportamentos e estilos de vida orientam as estratégias de várias empresas. A experiência é uma nova forma de encarar a abordagem do Marketing ao consumidor contemporâneo, transmitindo sensações que ajudam a criar uma identidade e reforçar os valores de uma marca.

Fonte: Bernd Schmitt: o Marketing baseado na experiência, por Marcos Hashimoto.

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