sábado, 24 de outubro de 2009

Moda, enquanto Mercado!

O Brasil é um país miscigenado, um país criado a partir de uma intensa união de culturas, desde seu nascimento; e até hoje é “definido pelas suas combinações inovadoras: de design com técnicas tradicionais, de grandes belezas naturais com ferramentas tecnológicas e de preservação do meio ambiente com o trabalho social”.

Dessa forma, também é o setor têxtil e de confecção nacional, compreendendo mais de 30 mil empresas em atuação e gerando 1,65 milhão de empregos por toda extensão da cadeia, incluindo fios, fibras, tecelagens e confecções, segundo dados da Abit. O setor gerou 28 mil empregos em 2006, 45 mil em 2007 e, em 2008, até novembro, 51 mil.

A moda é um segmento em ascensão no Brasil. Segundo o jornal Tribuna Impressa, somente no país, o setor têxtil e de confecção movimenta aproximadamente US$ 34,6 bilhões, ao ano. É o segundo setor que mais emprega, perdendo apenas para o setor da Construção Civil que está em forte expansão. O país é a oitava economia mundial em produção têxtil e é auto-suficiente na produção de algodão.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, com auto-suficiência de algodão os criadores brasileiros podem usar sua criatividade, misturando matérias-primas e desenvolvendo produtos exclusivos, e, assim, impulsionar cada vez mais o setor e manter o país como um de seus grandes produtores.

Segundo a Abit, o Brasil pertence aos dez principais mercados mundiais da indústria têxtil; “é o segundo principal fornecedor de índigo e o terceiro em malhas, está entre os cinco principais países produtores de confecção e é hoje um dos oito grandes mercados de fios, filamentos e tecidos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário