sábado, 24 de outubro de 2009

Fast - Fashion : O grande fenômeno!

Muito se fala em Fast-Fashion, mas afinal, o que signifca isso??


Nascido nas pequenas pronta entregas de Paris e no pronto-moda italiano, o fast-fashion europeu serviu de inspiração aos atacados de pronta entrega do bairro paulistano Bom Retiro.

É o fenônemo de apresentar novos produtos de vestuário em ciclos muito curtos de desenvolvimento, produção até a distribuição e normalmente trata-se de mercadorias de moda produzidas com grande rapidez e em pequenas quantidades.

A chave do sucesso desse modelo está na habilidade de rastrear as mais novas tendências de moda e identificar, produzir e distribuir rapidamente produtos que serão desejados.

Moda é algo efêmero e com ciclo de vida curto. É claro que existem pessoas que não se interessam por moda, mas boa parte delas tem diversos motivos para se interessar, seja como diferenciação ou como expressão.

Competência em design aliada à capacidade de coordenar a cadeia produtiva para obter rapidamente novos tecidos, cores e estampas, desenvolvimento e aprovação de amostras e a distribuição dos produtos em períodos muito curtos são as competências necessárias para atuar no fast-fashion, mas não podemos esquecer da rede de relacionamentos que não envolve somente os consumidores de varejo e sim a necessidade de cooperação dos fornecedores e prestadores de serviços para viabilizar eventuais readequações nos produtos, como mudar rapidamente uma cor que não está vendendo bem, retingir tecidos já tintos e por fim a necessidade de organização e acompanhamento constante das atividades que em boa parte são tercerizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário